Make your own free website on Tripod.com
O processo criativo do ponto de vista do redator na agência.
 
Como trabalha o redator? Preparação (brainstorm) Incubação Insight Verificação
Peças Gráficas Lista de palavras, frases, imagens que vêm à cabeça: enfim, referências de todos os lados. As primeiras relações novas (soluções criativas, novos "jeitos" de dizer algo) começam a surgir em forma de chamada ou trechos do texto ou descrição da imagem. Momento opcional. Geralmente ocorre para aliviar a tensão e o excesso de concentração da preparação. Para peças gráficas e eletrônicas pode ocorrer da mesma forma: abandonar temporariamente o foco do trabalho e ler, sair, ouvir, assistir, conversar, ou seja, deixar as idéias se assentarem um pouco. Decisão por algumas idéias/chamadas da preparação ou mesmo retomar idéias anteriores e modificá-la em algum detalhe. Aqui a criação "bate o martelo" para leiautar as idéias escolhidas. Apresentação dos layouts para diretor de criação, atendimento e posteriormente cliente. MOmento de retomar os objetivos do briefing e avaliar a relação ousadia x adequação da peça.
Peças Eletrônicas (TV) Pensar  no núcleo do vt. Ou seja, depois de decidir a partir do briefing "o que eu devo dizer", começar a pensar em "como dizer isso". Para isso, escreve-se em poucas frases o "coração do comercial", seu resumo, sem detalhes, só seu aspecto mais importante: a isso chamamos de sinopse. O mesmo processo das peças gráficas. Selecionar uma ou mais idéias-núcleo (sinopses) que surgiram na preparação, juntamente com o diretor de criação (na maioria das vezes) e acrescentar mais detalhes, transformando a sinopse num parágrafo ou dois que conte a história de forma mais completa, que podemos chamar de argumento, mas no dia-a-dia das agências é tratado como roteiro. O vt, agora em forma de argumento/roteiro é vendido pela criação para o atendimento e depois será apresentado para o cliente por ambos (geralmente), dada a importância do veículo TV dentro da agência e para a marca/serviço. Valem as mesmas preocupações sobre ousadia x adequação com relação ao briefing.
OBS: O VT pode ser orçado antes, o que vai implicar em uma conversa com a produtora e a possibilidade de alguma alteração no roteiro.
Peças Eletrônicas (rádio)
Peças Eletrônicas
(internet)