Make your own free website on Tripod.com
 
Para incrementar a discussão em sala de aula sobre as relações ainda experimentais entre publicidade e web, a página da disciplina traz trechos de um artigo encontrado a respeito do tema, assim como apresenta links para que a turma compare banners premiados com os banners mais vistos, procurando levantar características semelhantes na discussão sobre publicidade criativa versus eficiente em outros meios ditos mais tradicionais. Os exemplos também servem para que o professor explore os aspectos criativos que o banner herda e reorganiza das demais peças eletrônicas (tv, rádio) e gráficas (outdoors).
banner
 
 

Quando falamos de ações de Webmarketing, a grande questão hoje é: usar ou não usar os banners? Mas, quanto a uma coisa ninguém tem dúvida, há controvérsias. 
Sendo assim, também apresentarei a minha percepção quanto ao assunto, para isso é preciso que nos situemos na linha do tempo, onde podemos dividir esta história em dois momentos, a saber:

 
Momento 1: Euforia geral. Sim, este era o sentimento que a grande maioria tinha e como tudo o que é novo, todos estavam bastante eufóricos com o potencial dos banners para explorar a publicidade na Internet
Momento 2: Desilusão generalizada. Em outras palavras, tudo aquilo que maioria apostava em termos de retorno caíra por terra, pois os números indicam que o internauta (e-consumer) tem clicado cada vez menos nos banners. Deste modo, instalou-se o sentimento de que o uso do banner na propaganda é uma ferramenta inadequada e deficiente. 
 
 

(...)sugiro que encare o banner como se fosse um outdoor tradicional e tente medi-lo como você faria com qualquer outra mídia off-line. Além disso, recomendo que não se vislumbre demais com a tecnologia a ponto de esquecer-se dos fundamentos básicos de análise do comportamento do consumidor. Se pensar assim, você também conseguirá através da Internet vendar e agregar mais valor a sua marca. Faça o teste e comprove, antes que mais gente comece a entender este movimento.

 
Fonte: "Banner Na Internet... Usar Ou Não Usar?" Rogerio Bravim (rogerio.bravim@uol.com.br) é consultor na Philips do Brasil, sendo Administrador Profissional, Pós-Graduado em Marketing e Propaganda, Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação, Consultor de Negócios & e-business e CEO da Sys7 International System. Atualmente tem se dedicado aos estudos relacionados à Internet, especialmente e-business e webmarketing. http://www.widebiz.com.br/gente/rbravim/bannernainternet.html
  
Banners premiados
(The One Show)
Top 10

Banners mais vistos