Make your own free website on Tripod.com
a) As diferenças entre o analógico e o digital também foram enfrentadas pelos processos de criação publicitária
b)  A não distinção do original-cópia (Mona Lisa) é algo que aparece no dia-a-dia do anúncio publicitário, nunca há um original para o público, mas não haveria 1 para o criador?
c) Uma obra digital recebe novos rumos em relação ao previsto pelo autor. Um anúncio também recebe novos rumos, os "palpites" de várias partes envolvidas no processo.
d) O processo linear x processo por bifurcação  (poder mudar de "caminho criativo" e preservar o "passado do trabalho"). Será que ainda não trabalhamos linearmente dentro do mundo digital, apesar das possibilidades do computador, não continuamos conservadores (uma idéia só até o fim)

e) O vídeo passado possui uma narração linear ao contrário das imagens que o originaram que vieram de todas as partes e tomam caminhos diferentes.

f) Quando um anúncio é influenciado pela linha estética e/ou criativa de outros, podemos pensar que houve "colaboração"?

g)  Mesmo na arte colaborativa, havia um conceito que de certa forma, era repetido: referências à cultura das mídias, entretenimento, etc...