Make your own free website on Tripod.com

1) Análise de exemplos: a - b - c - d

Conceitos importantes:
a) Marketing Viral 
b) SPAM
c) Forward Factor
d) Opt-in / Opt-out

Conceitos e dados complementares:
a) House list
Toda organização deve possuir uma lista própria de usuários opt-ins. As estatísticas mostram que as House Lists, ou listas de e-mails que a empresa adquiriu com seu próprio esforço trazem, no mínimo, 100% mais resultados do que listas opt-ins (de usuários ativos) terceirizadas.

b)Banco de dados: segmentação por perfil - Apesar da segmentação parecer ser apenas trabalho de especialistas em banco de dados, existem hoje no mercado inúmeras ferramentas de e-mail marketing que possibilitam aos marketeiros e outros profissionais a criação de campanhas de e-mail personalizadas sem nenhum conhecimento técnico.

Segmentação é coisa seria e deve ser feita somente se a empresa está disposta a criar alguns processos a mais, como e-mails adicionais para cada perfil desejado; análise profunda do banco de dados para coleta de informações especificas de cada segmento; e um estudo mais detalhado. Personalização é empatia, e este é o primeiro passo para uma comunicação aberta entre empresa e consumidor.

c) Recomendações técnicas
* Não minta para o leitor, seja honesto. Ele vai aprender a dar valor ao seu produto e acreditar no que você tem a dizer.
* Evite aquelas mensagens produzidas (padrão). Lembre-se: você está bem na frente da pessoa. Dê um tratamento pessoal ao e-mail (use e abuse do você), como se estivesse falando com um amigo íntimo.
* Vá direto ao ponto já no primeiro parágrafo. Seja claro e objetivo. Depois, guie o leitor, diga a ele exatamente o que fazer, como responder, onde clicar, quais serão os benefícios imediatos da ação, etc.
* Não use palavras rebuscadas. Trabalhe dentro de uma linguagem que seu público domine.
* Faça o texto tão curto quanto possível e tão longo quanto necessário. Não esqueça: as pessoas têm, no mínimo, mais 13 e-mails para ler.
* Prefira txt à html. Isso garante duas coisas: Qualquer um verá o que você escreveu e você não estará entupindo o Inbox de ninguém com mensagens pesadas.
* Procure não assinar em nome da empresa. Uma pessoa enviando a mensagem é bem mais simpático e atrativo.
* E última: dê toda a liberdade do mundo, para que o leitor pare de receber suas mensagens quando desejar.

 

 

Fonte: Flavio Ortolano, fundador e CEO do MeuGrupo; um dos criadores do portal de busca Zeek!