Make your own free website on Tripod.com

   

formatos (do simples ao complexo)

Texto Foguete ou 7 Palavras. (Citação de Patrocínio)
Exemplo:

Locutor fala: "este programa é um oferecimento de Panambra, a sua revenda Ford de Porto Alegre." Este texto destacado é o texto foguete, também chamado de 7 palavras, pois é curto e geralmente usa o slogan ou tema de campanha do cliente ou alguma promoção específica. Ele é geralmente falado ao vivo, pelo próprio jornalista/radialista que está comandando o programa, mas pode ser uma "chamada" gravada para ser colocada em outros momentos.

Texto 20 Palavras (para a Guaíba AM/FM que não aceitava Spots) Texto composto por no máximo 20/25 palavras - conta-se como "palavra" nesse caso, aquelas com 4 ou mais letras. Lido ao vivo e também gravado pelos locutores da "casa" (da rádio na qual está sendo veiculado o texto). O redator quando cria este texto, geralmente edita seu texto de 30 segundos, tirando partes do mesmo.


Texto de Rádio 15/30" - quinze ou trinta segundos 
Bastante utilizado. Nesta peça, o redator é fundamental. Ele cria um texto que será lido diretamente na emissora por um locutor "da casa". Ou seja, ele não recebe nenhuma produção, apenas o texto puro criado pelo redator que depois será lido e gravado na rádio. Ou seja, é essencial nesse caso para o redator adequar seu texto ao contexto da rádio em que ele irá ao ar, pois os locutores que o lerão possuem o perfil da rádio. 
Clicando em "texto de rádio", acima, você poderá verificar alguns exemplos de textos assim. O primeiro foi lido numa rádio AM, do tipo informativa, e o segundo em uma emissora FM, do tipo jovem. 

O cliente do dia

SPOT 15/30/45/60" - O  "comercial de rádio". Efeitos, locutores selecionados, atores, testemunhal, trilha própria ou pesquisada, "história", herança da rádio-novela. A chance de surpreender. 

JINGLE 30/60" ou mais - cantando o produto, a força da música como propulsora de emoções - público e música criam elos fortíssimos que a propaganda aproveita.

Como o rádio entra na agência: divulgação ampla por custo reduzido, sustentação de campanhas e rápida possbilidade de trocar o material produzido.