Sinopse 
Este é um termo que é herdado do cinema/televisão. Na publicidade, o "resumo da idéia do comercial", o embrião, aquilo que faz o comercial ser ousado, diferente, "dar o recado", deve estar na sinopse. 
Geralmente, não passa de 5 / 6 linhas -  tal qual a descrição feita em aula depois de assistir os comerciais - quando se trata de um comercial de 30" (trinta segundos) É uma breve idéia geral da história e seus personagens.
 
 

Cada VT (comercial) tem a sua idéia, a sua própria história, mas a sinopse, na maioria das vezes, não pode deixar de incluir os seguintes aspectos. 
1 - Contar a história  (dizer o que acontece, não analisar ou justificar "caro cliente, este comercial é para você emocionar seu público, etc...". Não, isso não vai no roteiro. No roteiro, apenas a história, os fatos, a ação. 
2 - Caraterizar os personagens (de carne e osso ou não, uma latinha de coca-cola que fica se mexendo também é personagem porque tem uma ação própria na história) 
3 - Contextualizar (onde tudo ocorre? Na fazenda, num fundo branco, no futuro, no passado, dentro de um desenho animado, está chovendo, etc...) 
Ou seja:  
É a história contada de forma objetiva, do início ao fim, somente com as informações relevantes para o seu entendimento.

Exemplos de sinopse

(Sinopse para jornal sobre um filme que vai passar na TV, sempre contém um comentário extra-filme, que no caso do comercial pode até ser dito pelo publicitário, mas não deve aparecer no texto).

Dois garotos, amigos de longa data, resolvem treinar um cachorro e conseguem transformá-lo em um perfeito e verdadeiro cão de caça. O resultado da empreitada acaba por causar espanto ao pai de um dos meninos, que não havia dado nada pelos dotes do animal. A pergunta se torna então inevitável: qual o interesse nessa patacoada toda? Mais uma das produções do arsenal do SBT de filmes feitos para a TV.
 
(Sinopse para UOL contando sobre o capítulo do dia da Novela. Repare que aqui  não há comentário extra, se aproxima mais do estilo de escrever da sinopse publicitária.) 

Marisol conversa com Gil. Sandra confessa que Amparo mentiu sobre a morte do garoto. Rodrigo não consegue entender o que está acontecendo. Tomás convida Margarida para jantar. Chico encontra a mãe. Marisol discute com Gil. Ele diz que não gosta dela. Chico conta sua história para dona Margarida, diz que foi para os Estados Unidos e que hoje trabalha em uma grande empresa. Mário discute com Vanessa. Marisol pede explicações à Sandra. Chico conversa com Mimi, diz que quer levá-la para os EUA. Mimi diz que não o ama mais. Maria Bonita leva Sofia. Vanessa, disfarçada de Marisol, vai procurar Rodrigo. Ela tenta seduzi-lo. Ele a expulsa.
 
(Sinopse de um comercial de 30", feito em aula)

Ao som de "Marina", uma modelo (ana paula arosio) olha para a câmera como se fosse seu espelho e se maquia com os produtos de beleza do Boticário, demonstrando um total descaso à letra da música que toca no fundo. Ao final, solta os cabelos e entra assinatura Boticário.

Uma adolescente está sozinha com o pai em casa quando toca o telefone. É sua mãe que está viajando, pedindo se ela está cozinhando para o pai. Ela diz que sim, que está cozinhando picles, cebola, carne (aparece a imagem dos produtos McDonalds). A mãe pergunta sobre a cozinha e a filha abrindo a porta da mesma diz – Está como você deixou. Em seguida aparece a imagem do pai indo com a filha até o McDonalds.